Uma das maiores piadas do futebol brasileiro há muitos anos, sem nenhuma dúvida, é que o Palmeiras não possui título mundial.
Há alguns anos, a empresa de eletrodomésticos Mondial fez uma brincadeira ao colocar na porta do seu camarote corporativo no Allianz, ao invés apenas do nome da marca, a seguinte frase: “O Palmeiras tem Mondial”.
Isso serviu para reacender uma piada sobre o time paulista, o que aumentou ainda mais na história recente, com a perda da chance de vencer o torneio em 2020-2021, quando a equipe foi eliminada ainda nas semifinais.
Se até 30 anos atrás essa não era uma piada tão recorrente, nos últimos anos ela tornou-se extremamente forte, ainda mais com o advento das redes sociais.
O que potencializa a “brincadeira” dos rivais é o fato do Palmeiras reconhecer a Copa Rio conquistada em 1951 como um título mundial.
Por mais que já faça mais do que 70 anos da disputa e do título palmeirense, esse ainda é um tema polêmico no futebol brasileiro e para o time paulista.
Mas afinal, o Palmeiras tem ou não mundial? Entenda agora!
O título do Palmeiras na Copa Rio de 1951
A Copa Rio, torneio que hoje já não existe mais, foi vencido pelo Palmeiras no ano de 1951, e apesar de grande parte dos torcedores brasileiros não serem sequer nascidos na época, o assunto é mais polêmico atualmente.
Muitos palmeirenses, por exemplo, dizem que o time vai disputar o bicampeonato mundial no Catar, assim como foi no torneio do ano passado.
Entretanto, para os torcedores dos outros times, para muitos palmeirenses e para a imprensa especializada, o time Alviverde vai em busca de um título inédito em sua galeria.
Mas o que é que foi a Copa Rio que o Palmeiras conquistou, afinal?
Naquela época, no ano de 1951, ainda não existiam os torneios da Libertadores e a Liga dos Campeões, campeonatos continentais que levam, no formato atual, os clubes sul-americanos e europeus para disputar o título mundial.
Além disso, nenhuma entidade organizava aquele torneio, como a FIFA, a Conmebol ou a UEFA, e por isso mesmo que ele nunca teve qualquer pessoa como um Mundial de Clubes da Fifa e um Mundial Interclubes.
Palmeiras e Fluminense, por outro lado, têm uma visão distinta desse torneio e para eles o campeonato tinha peso de mundial.
Copa Rio e Mundial de Clubes
Depois que a Copa do Mundo do ano de 1950, que aconteceu no Brasil, aconteceu, a CBD, equivalente naquela época à CBF, reuniu-se com outras entidades do futebol, como a FIFA e a UEFA.
O objetivo era realizar a criação de um torneio mundial de clubes, em um molde similar ao da Copa de Seleções, contando com 16 clubes.
Entretanto, logo na 1ª edição houve muitas dificuldades para trazer clubes europeus, então o torneio acabou tendo o número de participantes reduzido para 8.
Nessa época, o Brasil, que era o realizador do torneio, não tinha um campeão nacional, pois não havia um campeonato brasileiro.
Quem entrou para disputar o torneio representando o Brasil foi o Palmeiras, campeão paulista, e o Vasco, campeão carioca.
Além deles, o campeão do campeonato português, e 5 clubes dos países mais bem sucedidos na última Copa foram convocados.
Clubes de alguns desses países recusaram participar do torneio e foram chamadas equipes da França, da Áustria e da Iugoslávia.
A final da Copa Rio foi disputada entre Palmeiras e Juventus, que foi a campeã italiana da temporada 1949-1950, terminando com título do time brasileiro após vitória por 1×0 e empate por 2×2, nos jogos de ida e volta.
Com o título desse torneio, que seria referente ao mundial de clubes atual, na visão dos palmeirenses, o clube paulista conquistava o título mundial.
Qual é a posição da FIFA sobre o tema?
A Copa Rio nunca foi reconhecida pela FIFA como um campeonato mundial ou equivalente ao torneio Mundial da FIFA da atualidade.
Isso não quer dizer, entretanto, que a maior entidade de futebol do mundo não valorize o torneio, pelo contrário.
Ela reconhece o campeonato como o 1º torneio internacional de clubes, e a entidade, inclusive, definiu-o assim quando o Palmeias disputou a final e conquistou o seu 2º título da Libertadores, no ano de 2020.
Na verdade, havia uma reunião marcada para debater o assunto em 2019, com um pedido do Palmeiras para que o título fosse equivalente ao mundial.
Entretanto, Sepp Blatter, que foi presidente da FIFA durante muitos anos, mas que não estava mais no comando, defendeu o reconhecimento do título da Copa Rio 1951 como sendo equivalente a um título mundial de clubes.
Ele queria, inclusive, que o Palmeiras fosse reconhecido como sendo o 1º campeão mundial de clubes, mas Gianni Infantino, que é o mandatário atual da instituição, não compactua com essa equivalência, pelo menos até agora.
O Palmeiras já disputou dois torneios com peso mundial desde a Copa Rio 1951, perdendo no formato atual para o Tigres, na semifinal do torneio de 2020, e para o Manchester United em jogo único da antiga Copa Intercontinental.
Por enquanto, resiste ainda a piada dos torcedores rivais sobre o Palmeiras ainda não ter mundial, mas isso poderá mudar em breve.
O time paulista irá disputar o torneio da FIFA mais uma vez e pode, caso o campeão sul-americano e o campeão europeu chegarem à final, ganhar do Chelsea, o que seria o 1º título de um sul-americano desde 2012.
Conclusão
Como você viu, o Palmeiras não ter mundial é uma piada bastante atual no cenário brasileiro, sendo que esse é um motivo de chacota por todos os torcedores de outros clubes do Brasil.
Neste texto, você pôde ver um pouco mais sobre o que foi a Copa Rio, torneio vencido pelos paulistas e considerado como mundial por eles, e a posição da FIFA, maior entidade do futebol, sobre o tema.
Gostou do artigo de hoje sobre por que o Palmeiras não tem campeonato mundial?
Deixar um Comentário