Por que o Brasil foi eliminado da copa do mundo?

Por que o Brasil foi eliminado da copa do mundo?

Todos os brasileiros, ao início da Copa do Mundo do Catar, acreditavam que o Brasil seria hexacampeão.

Continua após a publicidade..

O sonho da sexta estrela era real para milhões de brasileiros e era possível ver a euforia nas ruas a cada jogo da seleção.

Mas então, o que aconteceu? Por que o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo no Catar?

Continua após a publicidade..

Leia este conteúdo até o fim para entender tudo!

O Brasil passa em 1º na fase de grupos

A Seleção Brasileira participou do grupo G na Copa de 2022 e enfrentou as seleções da Sérvia, da Suíça e de Camarões.

Nos dois primeiros jogos, o time de Tite venceu Sérvia e Suíça com gols ao 2º tempo e garantiu, dessa forma, a classificação antecipada para as oitavas de final.

Assim, no jogo contra Camarões a Seleção Brasileira entrou em campo com um time completamente reserva e acabou perdendo no final, por 1×0.

Mesmo assim, o Brasil passou em 1º no grupo e habilitou-se para enfrentar a Coreia do Sul no primeiro mata-mata da copa.

A vitória contra os sul-coreanos veio fácil nas oitavas-de-final, com uma goleada por 4×1, e isso trouxe ainda mais euforia aos brasileiros.

A Seleção, na fase seguinte, iria enfrentar a Croácia, que passou pelo Japão nos pênaltis nas oitavas.

Por que o Brasil acabou eliminado pela Croácia?

A eliminação do Brasil nas quartas-de-final aconteceu contra a Croácia, nos pênaltis, e não há dúvidas de que foi uma surpresa no mundo inteiro.

Antes da partida, a nossa seleção era considerada como ampla favorita contra uma equipe envelhecida da Croácia, por isso muitos apostaram em uma nova goleada contra os europeus.

Entretanto, o jogo foi muito duro e terminou 0x0, levando assim a partida para a prorrogação.

O Brasil até saiu na frente com um gol de Neymar, entretanto, a equipe acabou perdendo o foco e em um contra-ataque mortal, Bruno Petkovic empatou e levou o jogo para os pênaltis.

Rodrygo e Marquinhos perderam as cobranças e a seleção acabou eliminada, sem sequer o craque do time, Neymar, poder bater o seu pênalti.

Foi o fim do sonho do hexa e um golpe duro para os milhões de brasileiros.

Mas então ficou uma dúvida: por que o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo?

Alguns especialistas apontaram fatores que foram relevantes para a eliminação canarinho mais uma vez nas quartas e para um time europeu.

Faltou emocional

Pelo que foi visto, muitos dos atletas que jogaram a Copa pareceram sentir a pressão, seja em jogos na 1ª fase, seja na fase de mata-mata.

Nomes como Bruno Guimarães, Everton Ribeiro e Raphinha, principalmente, não foram bem como se esperava.

Talvez o primeiro mundial tenha pesado para alguns jogadores e isso impactou, em especial, nos momentos mais decisivos na partida contra a Croácia.

Não houve um desempenho tão bom do setor ofensivo

Apesar de Richarlison ter marcado três gols, sendo um deles um golaço, Neymar dois e Vini Jr. um, ficou claro que o desempenho ofensivo da seleção não foi tão bom quanto se esperava.

A equipe marcou 4 contra a frágil Coreia do Sul, que não ofereceu resistência, mas conseguiu furar a defesa Sérvia e Suíça apenas no 2º tempo, além de não ter marcado contra Camarões.

No jogo contra a Croácia, a forte marcação impediu mais uma vez o setor de atuar e apenas na prorrogação, em uma jogada genial de Neymar, a bola entrou.

Faltou criatividade

Ao jogar contra a Suíça e Camarões sem o principal jogador, Neymar, por conta de lesão, ficou clara a falta de criatividade da seleção, salvo jogadas esporádicas de Vini Jr. e Antony.

Ao enfrentar a Croácia, mesmo com seu camisa 10 em campo, o Brasil mostrou mais uma vez que faltou, e muita, criatividade para fazer a diferença e ganhar a copa.

A Seleção Brasileira não soube como agir para ultrapassar o forte sistema defensivo montado pelos croatas, com Vini Jr. quase anulado, Raphinha sem apresentar bom futebol e Neymar sem conseguir fazer diferença.

Dessa forma, a Croácia dominou o meio-campo e o jogo, e mesmo atrás no placar, soube ter resiliência para empatar a partida e ganhar nos pênaltis com os brasileiros perdendo duas cobranças.

Tite não fez tantos testes em posições que são fundamentais

Uma das maiores críticas a Tite é a sua “panelinha”, que acaba por manter jogadores que realmente não estão rendendo na seleção e fora dela.

Levar Daniel Alves aos 39 anos e sem jogar desde setembro é uma mostra disso, e essa teimosia do técnico brasileiro acabou impactando nos testes feitos em posição que são consideradas fundamentais.

Ele levou Alves e Danilo como laterais direitos, mas o primeiro pouco fez quando entrou contra Camarões e o segundo estava lesionado, o que levou o treinador a improvisar o zagueiro Éder Militão na lateral.

A falta de testes com outros jogadores da posição ao longo do ciclo de quatro anos impactou na forma como a seleção jogava, e Tite parecia não ter considerado possíveis lesões ao fazer sua convocação.

Faltou também testar opções de meio campistas que poderiam substituir Neymar quando o craque se lesionou e não jogou, o que fez o time perder rendimento.

O fato é que Tite não levou alguém que pudesse ser sombra a Neymar no caso do 10 lesionar-se ou não jogar bem, e isso impactou também nos resultados quando o Brasil mais precisou.

Todos esses pontos acabaram, dessa forma, levando o Brasil à eliminação nas quartas-de-final contra um europeu pela 4ª vez nas últimas 5 copas.

Conclusão

Como foi visto aqui, a euforia com o hexa era enorme antes e durante a Copa do Mundo, mas a seleção parou na Croácia nas quartas e amargou mais uma eliminação para europeus em copas. 

Neste artigo, mostramos quais foram os motivos que levaram a seleção canarinho a ser eliminada tão precocemente na copa e ver os Hermanos levantarem a taça pela 3ª vez.

O que achou do texto sobre por que o Brasil foi eliminado da copa do mundo?

Posts Similares