Guilherme Abomai é um atleta vegano de fisiculturismo, compete desde 2016 e há três anos ele adotou o veganismo e segue uma dieta totalmente livre de proteínas animais, inclusive durante suas preparações para os campeonatos.
Neste final de semana (19/10/2023), realizou um feito histórico para o veganismo ao competir no Mr. Olympia Amador Brasil 2024, uma das maiores e mais difíceis competições amadoras do país, que abre as portas para a liga profissional e, em cima do palco, mostrou os frutos de todo seu trabalho duro e do seu Coach Guga Galvão.
Nesta competição destacou-se não só pelo físico impressionante, mas também pelo estilo de vida que desafia os padrões tradicionais do esporte.
Venceu em sua categoria e, na disputa do overall, foi um dos 3 atletas que conquistaram o pro card. Ele se torna o primeiro atleta vegano a conquistar um cartão profissional na categoria bodybuilding na NPC/IFBB Pro League (principal federação de fisiculturismo mundial).
Para comemorar:
Para tornar esse dia ainda mais marcante, ontem (19/10/2024) foi seu aniversário, então a comemoração foi em dobro! Para um atleta de fisiculturismo, não haveria maneira melhor de passar o aniversário.
Além de conquistar o cobiçado pro card, o atleta está incentivando atletas e entusiastas a explorarem as possibilidades de uma dieta livre de produtos de origem animal.
Um exemplo
Com seu exemplo, ele provou que a nutrição vegana, se bem planejada, pode ser o suficiente para sustentar atividades intensas e promover o ganho de massa muscular.
A comunidade vegana, que já se fortalece a cada dia, agora possui mais um ícone para continuar a propagar a mensagem.
Com uma alimentação baseada em alimentos como tofu, brócolis e feijão, Abomai desafia a ideia de que carne e ovos são indispensáveis para a construção muscular.
Em entrevista após a conquista do Pro Card, ele fala:
“Plantas são anabólicas, esse é meu recado!”
Declarou o atleta, que faz questão de promover a eficácia da dieta vegana para fisiculturistas.
Apesar de enfrentar críticas de quem sugere que sua força vem de antes da mudança alimentar, Guilherme é firme ao afirmar que o veganismo foi crucial para sua evolução nos últimos anos.
Guilherme enfatiza:
“Minha melhora em desempenho e resultados é fruto do meu comprometimento com esse estilo de vida,”
A vitória no Mr. Olympia Brasil não só celebra sua dedicação ao esporte, mas também reforça a diversidade de abordagens que podem levar ao sucesso no fisiculturismo.
Não é uma causa individual!
Este momento não apenas simboliza uma conquista pessoal, mas também serve como um marco para a comunidade vegana, demonstrando que é possível alcançar altos níveis de performance e estética através de uma dieta baseada em plantas.
A vitória no Mr. Olympia Amador Brasil, apesar de impressionante, é um ponto fora da curva, mas mostra que para quem se interessa pelo veganismo é uma opção viável e para os adeptos motiva a continuar.
Leia mais: