fbpx

Quais foram as maiores defesas da história do futebol?

As maiores defesas do futebol ficam sempre no imaginário dos amantes do esporte, tenham elas ocorrido em uma partida normal ou em uma decisão

Mesmo que todos gostem de ver gols, algumas ações do arqueiro embaixo das traves valem o mesmo que uma bola que balança as redes.

Ainda que ela não tenha decidido uma partida, uma grande defesa é capaz de encher os olhos até mesmo dos rivais, pois parecem realmente cenas cinematográficas.

Pensando nisso, resolvemos tratar sobre aquelas que são consideradas como as maiores defesas do futebol ao longo da história.

Aqui traremos defesas que aconteceram em competições importantes a nível mundial, como Copa do Mundo, mas também em torneios mais modestos, como estaduais.

Não deixe de ler este conteúdo até o final para saber tudo sobre essas defesas e a história delas!

Rodolfo Rodríguez, 1984

Muitos brasileiros conhecem Rodolfo Rodriguez por conta do lance protagonizado em 1993, quando o goleiro atuava no Bahia, contra um jovem Ronaldo, que logo estouraria no futebol mundial.

Neste lance, Rodríguez fez uma defesa espetacular, soltou a bola para agradecer aos seus e foi “enganado” por Ronaldo, que roubou a pelota e marcou o gol, gerando protestos do experiente goleiro.

Entretanto, o lance que entra aqui na nossa lista de maiores defesas do futebol na história aconteceu quase uma década antes, no Campeonato Paulista de 1984, quando o uruguaio era goleiro do Santos.

Naquele dia 14 de julho, o goleiro protagonizou uma das defesas mais espetaculares da história do futebol na Vila Belmiro contra o América, time da cidade de São José do Rio Preto.

Na ocasião, o goleiro fez uma sequência de lindas defesas em um único lance: foram três no total.

Ele pegou as bolas chutadas por Toninho, Tarcísio e Formiga, de diferentes lados, e muito difíceis de serem defendidas.

Tarcísio, um dos jogadores que tentou marcar um gol em Rodríguez no lance, diria depois da partida: “Rodolfo parecia maior do que o gol”.

Por essa obra de arte para impedir o gol rival, Rodolfo Rodríguez foi contemplado com o primeiro prêmio “Defesa de Placa” na história do esporte mais popular do mundo.

Grégory Coupet, 2001

Aqui temos mais um goleiro estrangeiro contra um brasileiro, mas dessa vez a defesa aconteceu em um dos torneios mais glamorosos do mundo: A Champions League.

No ano de 2001, O Barcelona enfrentava o Lyon no Camp Nou em uma partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos do torneio.

Grégory Coupet era o goleiro do time francês e estava disputando a bola com Rivaldo, que já tinha sido escolhido o melhor jogador do mundo em 1999 e seria campeão mundial com o Brasil em 2002.

O lance começou com um recuo errado do zagueiro da equipe francesa que chutou a bola de um modo que ela subiu demais.

Dessa forma, a única maneira encontrada pelo goleiro para evitar o gol contra sem usar as mãos (para não proporcionar um tiro livre indireto para o Barcelona) foi com a cabeça.

A bola cabeceada pelo goleiro bateu direto no travessão e retornou para o meio da área, direto para a direção de Rivaldo.

O brasileiro deu uma cabeçada à queima roupa com o goleiro caído no chão, mas Coupet conseguiu levantar-se e fazer uma defesa espetacular, evitando o gol dos catalães.

René Higuita, 1995

René Higuita é um personagem folclórico do futebol colombiano e mundial, e a sua “defesa do escorpião” não poderia ficar de fora da lista.

O experiente goleiro, que havia sido campeão da Libertadores em 1989 com o Atlético Nacional e que “entregou” o gol que eliminou a Colômbia da Copa de 1990, contra Camarões de Roger Milla, fez a defesa em um amistoso em 1995.

Na ocasião, em um amistoso de seleções contra a Inglaterra, Higuita, que havia sido preso dois anos antes e perdido a Copa de 1994, resolveu defender um chute de Jamie Redknapp de longa distância.

Em pleno Wembley, o arqueiro colombiano esperou a bola chegar e defendeu usando os dois pés em uma defesa incrível, em uma espécie de “bicicleta invertida”.

O lance é visto como uma das maiores defesas do futebol e é famoso em todo o mundo, mas o que poucos sabem é que Higuita, antes de tentar a antológica defesa, havia percebido que o bandeirinha tinha marcado impedimento.

Portanto, o colombiano jogou com uma “margem de segurança”.

Gordon Banks, 1970

Qualquer brasileiro fã de futebol e da seleção já viu esse lance muitas vezes e é a defesa foi considerada a maior do século XX.

Em um Brasil vs Inglaterra pela Copa do Mundo de 1970, ainda pela fase de grupos no Estádio Jalisco, o inglês Gordon Banks defendeu uma bola dificílima cabeceada por ninguém menos do que Pelé.

O lance se originou de um cruzamento incrível de Jairzinho que encontrou a cabeça do Rei.

Pelé mirou o chão, cabeceou com grande força e em apenas 0,2 segundos a bola tinha alcançado a linha do gol.

Quando os brasileiros já começavam a comemorar o gol, Banks fez uma incrível defesa, jogou-se na bola de maneira extremamente veloz e a alcançou com a mão.

Após o lance, ninguém parecia acreditar que a bola não havia entrado e por isso essa tornou-se uma das maiores defesas de futebol da história.

Marcelo Grohe, 2017

Essa é uma defesa bem mais recente, mas igualmente importante na história brasileira na Libertadores.

Na semifinal de 2017, no jogo entre Grêmio e Barcelona de Guayaquil, Marcelo Grohe fez uma defesa incrível no 1º jogo e que é parte fundamental da conquista do tricampeonato do tricolor gaúcho.

Em pleno Equador, no início do 2º tempo, o jogador Ariel Nahuelpan, do Barcelona, recebeu sozinho dentro da pequena área e finalizou com uma “bomba” de perna esquerda.

Os torcedores equatorianos já comemoravam o gol, mas Grohe foi em direção à bola, esticou o braço durante o pulo e fez uma defesa inacreditável.

Não à toa, o goleiro é um dos líderes do Imortal e amado pelos seus torcedores por ter sido importante demais na conquista do título.

Conclusão

Como visto aqui, as defesas fazem parte da história do futebol e já foram decisivas para garantir vitórias ou títulos para muitas equipes. 

Neste conteúdo, falamos sobre aquelas que consideramos as melhores e maiores defesas do futebol em toda a história até os dias atuais.

O que achou do texto sobre quais foram as maiores defesas da história do futebol?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *