Neymar

Quais as contratações mais caras da história do futebol?

Continua após a publicidade..

Você sabe quais foram as contratações mais caras de toda a história do futebol?

O futebol não é só um esporte que apaixona e mexe com pessoas no mundo inteiro, mas também é um negócio responsável por movimentar milhões e milhões todos os anos.

A cada ano que passa, as transações feitas na indústria futebolística possuem valores mais elevados e batem recordes.

Continua após a publicidade..

Mesmo que países passem por crises financeiras e diferentes setores sofram com esse problema, o mundo do futebol parece funcionar a parte e não sente o impacto delas.

Por tudo isso, resolvemos trazer este artigo explicando quais foram as contratações mais caras até hoje na história do futebol.

Spoiler: tem um brasileiro no top-1 já há alguns anos. Quer saber quem é? Então leia este conteúdo até o fim!

Neymar (2017): 222 milhões de euros

A contratação mais cara da história do futebol até hoje é de um brasileiro: no ano de 2017, Neymar Jr. foi contratado pelo Paris Saint-Germain junto ao Barcelona por um valor de 222 milhões de euros.

Este foi o valor que o clube francês precisou pagar pela rescisão do craque do Barcelona e fechar a transferência dele para Paris.

A contratação do brasileiro tinha como objetivo ser um ponto de virada no PSG, Neymar foi contratado para ser o líder do time em busca do título da Champions League, para mudar de vez o patamar do clube no futebol mundial.

Entretanto, com o tempo o jogador da Seleção Brasileira perdeu espaço para a estrela francesa em ascensão Kylian Mbappé e até mesmo para o experiente Lionel Messi.

Apesar de ter conquistado títulos nacionais pelo clube e chegado a uma final de Champions contra o Bayern, a ida de Neymar ao PSG, com um contrato que ainda dura até 2025, é vista como longe de ter alcançado as expectativas.

Kylian Mbappé (2018 – 2022): 180 milhões de euros

Kylian Mbappé tem apenas 24 anos e já foi campeão do mundo com a França em 2018 e vice em 2022.

Ele conta com 12 gols em Copas do Mundo e tem tudo para se tornar o maior artilheiro da história no futuro.

Hoje, Mbappé é uma estrela cada vez em maior ascensão e um dos maiores da atualidade, sendo o líder do PSG junto a Neymar e Messi.

Ao todo, a sua contratação custou 180 milhões de euros aos cofres do PSG para trazê-lo junto ao Mônaco em 2018.

Dos 180 milhões pagos por Mbappé, os 35 milhões finais foram no ano de 2022 após o clube francês renovar com a sua estrela.

Isso porque o valor inicialmente pago ao Mônaco foi de 145 milhões, mas havia a opção do valor subir para 180 milhões de euros no caso do jogador renovar ou se transferir antes que seu contrato chegasse ao fim com o PSG.

Desse modo, a ida de Mbappé para o time de Paris tornou-se a segunda contratação mais cara da história do mundo do futebol.

Philippe Coutinho (2018): 160 milhões de euros

A ida do brasileiro Philippe Coutinho do Liverpool para o Barcelona entra no top 3 das contratações mais caras da história.

Na verdade, essa foi a maior contratação de toda a história do Barcelona, e quando o brasileiro chegou ao time blaugrana, ele era uma estrela mundial depois de muitas temporadas como um dos principais atletas do Liverpool.

A contratação dele, no total, custou 160 milhões de euros, sendo 120 milhões fixos e os outros 40 milhões em variáveis.

Entretanto, os valores não foram condizentes com os resultados do jogador no Barcelona, com uma passagem decepcionante, marcada por lesões, e que culminou em sua transferência para o time inglês Aston Villa.

Ousmane Dembélé (2017): 135 milhões de euros

Quando Neymar deixou o Barcelona para jogar no PSG, o time espanhol foi buscar um substituto para sua ex-estrela e encontrou em Ousmane Dembélé a figura certa.

Ao todo, o Barça pagou ao Borussia Dortmund, o time no qual o francês atuava, um total de 135 milhões de euros.

Entretanto, o alto valor, que foi uma aposta muito arriscada do Barcelona, mostrou-se um enorme erro.

Essa pressa do time para buscar um substituto para o craque brasileiro acabou fazendo com que os espanhóis jogassem um caminhão de dinheiro fora.

Durante muitas temporadas, o francês foi extremamente irregular e apenas no ano de 2022 começou a fazer bons jogos, o que o fez ser uma das estrelas da Seleção da França na Copa do Catar.

João Félix (2019): 127,2 milhões de euros

Em 2019, um jovem português chamava a atenção do mundo inteiro atuando pelo Benfica e todos os maiores clubes do mundo queriam sua contratação.

João Félix, então, foi parar no Atlético de Madrid com o objetivo de substituir Antoine Griezmann, que havia mudado de cidade na Espanha e ido jogar no Barcelona.

Dessa forma, a sua contratação tornou-se uma das mais caras do futebol pelo valor de 127 milhões de euros.

Apesar de que o jogador é sim um craque e tem muita qualidade, as expectativas dos torcedores com a sua contratação não foram correspondidas.

Muito se deve ao fato do português não adaptar-se ao estilo de jogo do time de Diego Simeone, o que o levou a ser emprestado ao Chelsea no início de 2023.

Antoine Griezmann (2019): 120 milhões de euros

Se a ida de João Felix para o Atlético de Madrid não foi como os torcedores colchoneros esperavam, a mesma coisa aconteceu com Griezmann no Barcelona.

O jogador francês, campeão do mundo com a França em 2018, chegou com status de estrela em 2019 ao Barcelona, após anos brilhando no Atlético.

A sua contratação foi no valor de 120 milhões de euros, colocando-o como uma das contratações mais caras do futebol, porém não atendeu às expectativas e alguns anos depois o atleta voltou ao time de Simeone, onde se consagrou.

Jack Grealish (2021): 117,5 milhões de euros

Esta é considerada como uma das contratações mais injustificáveis do futebol pelo alto valor e a qualidade do jogador.

Jack Grealish era destaque do Aston Villa e em 2021 foi contratado pelo time de Pep Guardiola, em uma das transferências mais importantes da história da Premier League.

Apesar disso, Grealish está longe de ser unanimidade no time de Manchester e na Seleção Inglesa, fazendo com que muitos questionem uma das contratações mais caras do futebol até hoje.

Conclusão

Como visto aqui, o futebol é uma verdadeira indústria que movimenta milhões todos os anos e as contratações possuem valores cada vez mais altos.

Neste conteúdo, mostramos aquelas que foram as 7 principais e mais caras contratações do mundo do futebol até hoje.

O que achou do texto sobre as contratações mais caras da história do futebol?

Posts Similares