viradas

Maiores viradas da história do futebol

As viradas no futebol são sempre inesquecíveis, tanto para o time que consegue reverter um placar contra quanto para aqueles que estão vencendo e acabam derrotados.

Continua após a publicidade..

Quando essas viradas ocorrem em jogos importantes como clássicos, após um placar inicial elástico e, principalmente, em finais de campeonatos, eles ficam marcados para sempre.

Pensando nisso, trouxemos aqui neste artigo aquelas que consideramos como as maiores viradas da história do futebol.

Continua após a publicidade..

Acompanhe o conteúdo até o fim para saber mais sobre o tema!

Liverpool x Milan: O Milagre de Istambul em 2005

Esta virada no futebol entra no topo porque foi uma das mais impressionantes da história e aconteceu em uma final de Champions League, o torneio de clubes mais importante do mundo.

Não à toa, o jogo ficou conhecido até hoje pelo nome de “Milagre de Istambul”, coroando de vez um dos maiores jogadores da história, Steven Gerrard.

No dia 25 de maio do ano de 2005, Liverpool e Milan enfrentaram-se pela final da Champions League daquela temporada em Istambul.

Ainda no 1º tempo, o Milan abriu 3×0 com dois gols do argentino Hernán Crespo e um do capitão italiano Paolo Maldini.

Para muitos, a final acabava ali e estava decidida, mas no 2º tempo tudo mudou.

Após 15 minutos de muita cantoria da torcida do Liverpool entoando “You’ll never walk alone” no intervalo, o time da cidade dos Beatles voltou com tudo.

Em apenas 15 minutos os ingleses empataram com gols de Gerrard, Vladimir Smicer e Xabi Alonso.

Depois do empate, o que restou foi um jogo mais emocionante ainda, com o goleiro Dudek salvando um “gol feito” do atacante Shevchenko já no fim da prorrogação.

O goleiro do Liverpool, até então pouco conhecido, pegou dois pênaltis nas cobranças finais e o seu time foi campeão.

A revelação posterior de que Dietmar Hamann, meio campo do Liverpool, estava com o pé quebrado ao marcar de pênalti apenas serviu para trazer mais glória àquela conquista.

Alemanha Ocidental x Hungria: O Milagre de Berna em 1954

Uma outra virada em final que marcou o mundo do futebol aconteceu na Copa do Mundo de 1954, na Suíça.

Muito antes do Milagre de Istambul, o “Milagre de Berna” foi uma virada no futebol que marcou o primeiro título alemão.

A seleção da Hungria, liderada pelo craque Ferenc Puskás, chegou invicta à final e marcou 2 gols em apenas 8 minutos de jogo, sendo um deles da sua estrela.

Entretanto, pouco depois a Alemanha Ocidental diminuiu e Helmut Rahn brilhou marcando os dois gols da virada Alemã na Suíça, algo inesperado.

Boca Juniors x River Plate: Superclássico em 1972

O famoso Superclássico argentino é a maior rivalidade futebolística do país portenho e não poderia ficar fora da nossa lista.

Em questão, a virada no futebol que marcou a história do clássico entre Boca e River aconteceu em 1972.

A partida entre os dois rivais ocorreu no estádio de um outro clube argentino, o Vélez Sarsfield, e quem foi até lá viu um jogo fascinante.

O River Plate abriu 2×0 em 9 minutos e o goleiro dos Millonarios ainda defendeu um pênalti do Boca aos 13 minutos do 1º tempo.

Aos 24 minutos, o Boca diminuiu e ao final da primeira etapa já havia virado a partida para 3×2.

No começo do 2º tempo, Potente marcou mais um e abriu 4×2 para os Xeneizes, porém, aquela noite era do River.

O time blanco empatou após marcar dois gols em 5 minutos (aos 57 e aos 62), e virou aos 90, já no final do jogo.

Não há dúvidas de que essa foi uma das maiores viradas no futebol e que marcou os torcedores dos dois times para sempre.

Angola x Mali: Copa Africana de Nações de 2010

A Copa Africana de Nações começou com tudo na edição de 2010: logo na 1ª partida, na abertura do torneio, Angola e Mali protagonizaram um jogo de 8 gols.

Angola vencia a partida por 4×0 até quando faltavam 12 minutos para o apito final, mas o que os torcedores que assistiam a partida acompanharam foi uma virada fenomenal.

A partir dos 33 do 2º tempo, Mali começou a sua reviravolta e apesar de não ter vencido o jogo, empatar a partida em 4×4 após estar perdendo por 4 a 0 foi um feito enorme e que marcou a história do futebol africano.

Barcelona x PSG: A noite de Neymar em 2017

Há muitas temporadas o PSG persegue o sonho de conquistar a Champions League e em 2017 foi Neymar, que na temporada seguinte iria para o time de Paris, o algoz dos franceses.

O Barcelona tinha perdido para o PSG em Paris pelo placar de 4×0 e muitos não acreditavam mais que seria possível reverter essa vantagem.

Entretanto, com apenas 3 minutos de jogo Suárez abriu o placar para o Barça, mas o 2º gol saiu apenas no minuto 40 do 1º tempo.

Até esse momento, o PSG ainda estava classificado, mas o 2º tempo foi recheado de emoções para os dois lados.

Messi fez o 3º gol de pênalti e a partida parecia encaminhada para que o Barcelona marcasse mais um e levasse para a prorrogação.

Entrou em cena então a estrela de Cavani, que diminuiu para os franceses e obrigou, naquele momento, os catalães a marcarem mais 3 gols, o que parecia impossível.

O que ninguém esperava então aconteceu: em apenas três minutos, Neymar fez dois gols e o Barça precisava apenas de mais um.

Nos acréscimos do 2º tempo, uma bola despretensiosa de Neymar na área acabou com o gol de Sergi Roberto e a classificação do Barcelona.

O jogo coroou uma grande virada no futebol e uma noite de gala de Neymar Jr., que meses depois transferiu-se para o PSG naquela que é até hoje a contratação mais cara do futebol.

Conclusão

Como visto aqui, existem diferentes momentos que marcam a história do futebol e as viradas sempre entram nessa lista. 

Neste conteúdo, trouxemos aquelas que consideramos as maiores viradas no futebol até hoje, sejam elas em jogos regulares, em playoffs ou em finais.

O que achou do texto sobre as maiores viradas no futebol?

Posts Similares