Fortaleza, a promessa para a libertadores 2022

Fortaleza, a promessa para a libertadores 2022

Guia da Série A: Ceará e Fortaleza entram na Série A 2021 com os melhores  elencos dos últimos anos - Jogada - Diário do Nordeste
Continua após a publicidade..

O Fortaleza é a promessa brasileira para a Libertadores 2022 e pode ser uma grata surpresa se colocar em campo tudo aquilo que se espera do clube cearense.

O Leão do Pici conseguiu uma classificação histórica e inédita para o futebol cearense ao conseguir uma vaga não só na Libertadores, mas na fase de grupos da competição continental em 2022.

A vaga veio após uma campanha impecável na Série A de 2021, levando o time a não só conseguir uma faça do ponto de vista histórico, mas também financeiro.

Continua após a publicidade..

Isso porque o clube cearense vai conseguir um ótimo reforço em seu orçamento pela participação na maior competição continental de clubes da América.

Veja um pouco mais sobre o Fortaleza, a promessa para essa Libertadores, e como ele chegou até a competição.

Vamos lá!

O Fortaleza Esporte Clube, FEC

Bandeira do Fortaleza Dupla Face - 1,40m x 1m - Microfibra no Elo7 | Mega  Diferenciado (1106464)

O Fortaleza Esporte Clube trata-se de um clube da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, região nordeste do Brasil.

O clube tricolor foi fundado no dia 18 de outubro de 1918, sendo um dos clubes centenários do Brasil, pelo esportista Alcides Santos, um dos maiores do Ceará.

Ele apaixonou-se por futebol após passar um período na Suíça, estudando no College Stella, e resolveu trazer a ideia de criar um clube de futebol aqui no Brasil.

Em 103 anos de história, o Fortaleza já amargou o inferno da Série C por quase 10 anos, mas vive agora novamente momentos de glória do passado.

Desde que saiu da 3ª divisão do Campeonato Brasileiro, no ano de 2017, o Leão do Pici conquistou a Série B, no ano de 2018, tendo sido então campeão nacional em seu centenário, além de conseguir o acesso à 1ª divisão.

No ano seguinte, ele foi campeão da Copa do Nordeste, ainda sob o comando de Rogério Ceni, além de conseguir uma vaga na Copa Sul-americana do ano seguinte via Campeonato Brasileiro, ficando na 9ª posição.

Em sua história, o tricolor ainda conseguiu 44 títulos do Campeonato Cearense e um título do antigo torneio Norte-Nordeste, no ano de 1970, além do vice-campeonato brasileiro da 1ª divisão, em 1960 e 1968.

Pela segunda divisão, o clube cearense foi vice-campeão duas vezes, em 2002 e 2004, conseguindo também o acesso à elite do futebol brasileiro.

O Leão ainda é o clube cearense que fez as melhores campanhas na 1ª e na 2ª divisão do Brasileirão até hoje, além de que foi o único a ter vencido um torneio internacional.

Apesar disso, esse torneio tratou-se de uma competição amistosa realizada no ano de 1962, a Paramaribo Cup, vencida pelos cearenses de maneira invicta.

Ainda podemos citar o fato do Fortaleza ter sido o 1º cearense a disputar uma partida no exterior, fora do território brasileiro, na Copa Sul-americana de 2020.

A Copa Sul-americana de 2020

No ano de 2020, o Fortaleza participou pela 1ª vez de uma competição internacional oficial, a Copa Sul-americana, sendo o segundo time cearense, através do rival Ceará, a conseguir essa façanha.

Entretanto, o Vovô nunca havia disputado uma partida fora do Brasil até a Sul-americana de 2021, portanto, o Leão do Pici também foi pioneiro nesse quesito para o futebol cearense.

O tricolor cearense enfrentou o Independiente, da Argentina, conhecido pela alcunha de Rey de Copas, e bicampeão do torneio sul-americano (2010 e 2017).

O primeiro jogo do duelo foi na Argentina e o Fortaleza perdeu por 1×0, apesar de ter feito uma ótima exibição em campo, e chegou vivo na disputa para o jogo de volta, que seria realizado na Arena Castelão.

Nesta partida, o Fortaleza venceu os argentinos pelo placar de 2×1, mas ainda assim os visitantes levaram a melhor, pelo gol marcado fora de casa (gol qualificado) e os cearenses foram eliminados ainda na 1ª fase.

O Fortaleza e a classificação para a Libertadores 2022

Veja as marcas históricas e recordes estabelecidos pelo Fortaleza no  Brasileirão 2021 - André Almeida - Diário do Nordeste

Em 2021, o Leão começou o Campeonato Brasileiro muito bem, após ter sofrido riscos de rebaixamento na temporada anterior, e ficou na parte de cima o campeonato inteiro, inclusive liderando o torneio em seu início.

Após 38 jogos e encerrado o campeonato, o tricolor do Pici ficou em 4º lugar, 58 pontos, e conseguiu assim a vaga direta na Libertadores 2022.

De uma só vez, o time bateu dois recordes: foi o 1º nordestino a acabar no G-4 do Brasileirão na era dos pontos corridos e foi o 1º clube cearense a conquistar uma vaga no maior torneio do continente.

Com o regulamento divulgado pela Conmebol para o torneio de 2022, o Fortaleza já sabe como será seu roteiro de partidas na fase de grupos, apesar de não saber quais adversários irá enfrentar.

O time cearense estreará no torneio em casa, na Arena Castelão, com adversário ainda a ser definido.

O Leão está no pote 4 do sorteio da Libertadores, que vai ser realizado em 23 de março, e já há algumas coisas que clube pode esperar em relação aos rivais.

A primeira coisa é que ele não vai enfrentar times brasileiros ainda na fase de grupos, mas a 2ª pode ser preocupante, pois há o risco de cair no grupo dos tradicionais River ou Boca, ou ainda Penarol e Nacional, do Uruguai.

Seja qual for o caminho que será seguido pelo Fortaleza na fase de grupos, é fato que o time já fez história com a vaga na Libertadores e tem tudo para se sair muito bem no torneio, pleiteando, pelo menos a vaga na Sul-americana.

Conclusão

Como você viu, o Fortaleza é um clube cearense centenário e que vai disputar pela 1ª vez a Libertadores em 2022, após uma campanha histórica no Brasileirão na temporada passada, terminando no G-4 do campeonato.

Neste texto, você pôde ver mais sobre o clube treinado por Juan Vojvoda e que terá tudo para ser uma promessa no torneio continental, havendo boas expectativas para a formação de um bom time nessa nova temporada.

Gostou do artigo de hoje sobre o Fortaleza, a promessa para a libertadores 2022?

Posts Similares