Flamengo x Corinthians, qual time tem mais torcedores?
| | |

Flamengo x Corinthians, qual time tem mais torcedores?

Continua após a publicidade..

Flamengo e Corinthians são os dois maiores times do Brasil em termos de torcidas, visto que possuem muitos torcedores não só em seus estados, mas no país inteiro.

A paixão por esses times, aliás, muitas vezes ultrapassa fronteiras nacionais, pois há muitos torcedores espalhados por todo o mundo, brasileiros que moram em outros países.

No país do futebol, nada mais orgulhoso para os torcedores do que afirmam que são apaixonados pelo time com maior torcida.

Continua após a publicidade..

Entretanto, existe uma enorme dúvida a respeito de qual é o time com maior torcida entre Flamengo e Corinthians.

Cada uma das torcidas reivindica esse título, sendo que a rivalidade é reforçada por muitos meios de impressa, principalmente de pessoas que são torcedoras de um dos dois clubes.

A paixão por um time de futebol é algo que extrapola as 4 linhas, que faz com que os torcedores sofram, sintam a cada derrota e fiquem extremamente eufóricos a cada vitória e a cada título conquistado.

Mas em meio a tudo isso, fica então a dúvida: qual time tem mais torcedores entre Flamengo e Corinthians?

Flamengo ou Corinthians: Quem possui a maior torcida?

Contra o Corinthians, Flamengo tem lucro recorde no Maracanã em 2019

A discussão entre Flamengo e Corinthians terem a maior torcida do país é bastante antiga, visto como esses dois times são tradicionais.

É por isso que é extremamente comum haver algum tipo de pesquisa que demonstre qual é o time que tem o maior número de torcedores do país.

A última pesquisa foi realizada pelo Datafolha no ano de 2021 e serviu para dar um panorama atual sobre como anda o tamanho das torcidas dos clubes aqui no Brasil.

Nesta pesquisa, a maior torcida aqui no Brasil é a do Flamengo, com mais e 18% dos torcedores brasileiros declarando torcer pelo clube carioca.

Essa porcentagem, em pesquisas realizadas em outros anos, já chegou a ser maior, variando de 20% a 21%.

A segunda maior torcida de um time de futebol aqui no Brasil, claro, é a do Corinthians, que tem um total de 14% do número de torcedores brasileiros sendo fanáticos pelo Timão.

Existe uma margem de erro que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, o que pode fazer com que os dois fiquem próximos, mas com um empate entre as torcidas sendo improvável.

Isso mostra, portanto, que na atualidade o Flamengo é o time que tem mais torcedores aqui no Brasil.

O time do Rio de Janeiro é o preferido no Brasil, principalmente, por conta da torcida que possui nas regiões Norte e Nordeste.

O Flamengo na região Norte

Na região Norte, aliás, o Flamengo é disparado o clube com maior torcida, ficando na liderança isolada, com um total de 37% dos torcedores dos estados que compõem essa parte do país.

Já o Corinthians, entre os nortistas, é o time preferido de apenas 8% das pessoas, ainda que seja considerada uma margem de pontos percentuais muito grande.

Os cariocas lideram também no Nordeste

A preferência pelo Flamengo também repete-se na região Nordeste, com os cariocas sendo preferidos por 23% de todos os torcedores, enquanto que os paulistas são o clube de apenas 9% dos adeptos.

Mesmo que seja considerada uma margem de erro com 4 pontos percentuais, o Timão ainda fica bem longe dos rubro-negros entre os nordestinos.

A situação nas outras regiões

Saiba em qual jogo a torcida do Corinthians poderá voltar a lotar a Neo  Química Arena | LANCE!

A situação muda de figura quando se fala da região Sudeste, pois nela o time de São Paulo fica à frente dos cariocas em um “placar” de 19% a 14% de preferência.

Quando se considera a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais, então as duas equipes ficam empatadas tecnicamente.

Na região Sul, os dois times também estão tecnicamente empatados em número de torcedores, com os corintianos representando 12% de todos os torcedores e os flamenguistas 9%.

Na verdade, a igualdade principal nessa região é entre o Grêmio, o Internacional e o Corinthians, que ficam igualmente empatados dentro da preferência dos torcedores sulistas.

Por último, temos empate entre Flamengo e Corinthians também na região Centro-Oeste, principalmente por conta da alta margem de erro que é de 6 pontos percentuais.

Os cariocas apresentam-se à frente dos paulistas em números de 23% a 15%, mas empatam tecnicamente.

Algo que pode ser observado por quem é especialista no futebol é que o bicampeonato brasileiro do Flamengo e a conquista da Libertadores em 2019 não tiveram nenhum impacto de forma significativa nos números.

Assim, os dois times mostraram-se não só na liderança dos mais amados do país, mas em geral, a distância entre eles, considerando os números nacionais, se mantém os mesmos desde a última pesquisa Datafolha (em 2014).

Na verdade, desde o ano de 2007 que não há uma grande variação no número de torcedores entre os maiores 14 clubes brasileiros.

As variações que ocorrem são muito pequenas e não implicam de forma direta nos números gerais.

Considerando uma margem de erro apertada, depois de Flamengo e Corinthians, os clubes preferidos dos brasileiros são:

  • São Paulo
  • Palmeiras
  • Vasco
  • Cruzeiro 

Todos esses times, na verdade, estão empatados tecnicamente dentro da 3ª posição, apesar do São Paulo estar um pouco à frente na preferência geral.

Depois deles, Grêmio, Santos, Internacional e Atlético Mineiro são os times preferidos dos brasileiros em sequência, sendo seguidos por Botafogo e Fluminense, Bahia e Vitória.

Esses são, portanto, os clubes preferidos dos brasileiros em números gerais, considerando todo o território nacional.

Conclusão

Como você viu, existe uma grande polêmica no mundo futebolístico brasileiro sobre qual o time com maior torcida entre Flamengo e Corinthians.

Neste texto, você pôde ver como o Flamengo é, em números gerais no país, o cube mais amado pelos torcedores brasileiros, estando próximo do Corinthians, o segundo colocado, mas ainda com uma margem segura.

Os brasileiros, então, costumam torcer mais para o Mengão, hoje em alta no futebol do país, mas os títulos recentes dos cariocas não parecem ter influenciado em um aumento de torcida.

Gostou do artigo de hoje sobre qual time tem mais torcedores: Flamengo ou Corinthians? 

Posts Similares