Quanto os clubes receberam por cada jogador convocado para a Copa do Mundo?
| | |

Quanto os clubes receberam por cada jogador convocado para a Copa do Mundo?

Você sabia que os clubes que cedem jogadores para as seleções nacionais na Copa do Mundo são remunerados pela FIFA?

Continua após a publicidade..

Muita gente não sabe disso, mas a FIFA, desde a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, paga um valor diário aos clubes por cada jogador que eles cedem para as seleções.

Este valor é uma maneira que a maior entidade do futebol encontrou para realizar uma compensação financeira a todos aqueles clubes que são responsáveis por pagar os salários dos jogadores protagonistas do seu evento.

Continua após a publicidade..

Dessa forma, o clube está coberto, por exemplo, no caso do jogador sofrer uma lesão durante a Copa e precisar ficar parado.

Antes de Copa do Mundo do Catar, a FIFA anunciou o mesmo valor total para pagamento dos clubes que cedem atletas em comparação com o torneio de 2018.

Ela distribuiu mais de 200 milhões de dólares, o que dá pouco acima de 1,1 bilhão de reais.

 Mas quanto cada clube recebe? Isso vai depender do número de jogadores que ele ceder às seleções que vão disputar o torneio mundial. Veja a seguir quanto é!

Quanto a FIFA paga por dia a cada clube?

A compensação financeira paga pela FIFA aos clubes ao redor do mundo que cedem atletas para o seu torneio tem um valor diário fixo.

Este valor pago conta não só os dias de torneio que o atleta disputar, mas também aquele período preparatório de treinos antes do início da Copa.

Se o jogador de um clube vai até a final, o valor total pago a esta agremiação vai ser bem maior do que aquele pago a um clube que teve um atleta disputando apenas a primeira fase do Mundial.

Mas quanto é que a FIFA paga na diária para esses clubes?

O valor pago pela FIFA equivale a um dia e tem o valor fixado em 10 mil dólares, em torno de R$ 53 mil, conforme a atual quitação.

O pagamento das diárias foi feito a partir do dia 14 de novembro, que foi a data de início da preparação para a Copa do Mundo, até o dia em que o jogador em questão for eliminado do torneio.

Ou seja, aquele clube com um atleta que for até o final receberá o valor da diária durante os dias totais em que durar a preparação e o torneio em si, o que irá gerar uma ótima premiação.

Um ponto importante que poucos falam a respeito desta remuneração ao clube que cede o jogador é que o valor é pago para os clubes nos quais o atleta jogou nos dois anos anteriores ao torneio.

Portanto, se em 2021 o jogador atuou em uma equipe A e em 2022 transferiu-se para o clube B, o valor da diária será dividido pelos dois clubes.

A mesma coisa vale para o caso de atletas que tenham defendido mais de dois times, com o rateio igual do valor sendo feito entre os clubes.

Os times brasileiros que cederam jogadores à seleção

Este tema do valor pago pela FIFA aos clubes foi muito debatido por torcedores de times brasileiros, o Flamengo e o Palmeiras, que cederam jogadores à Seleção Brasileira.

Isso porque o Palmeiras cedeu o goleiro Weverton, enquanto o Flamengo teve Éverton Ribeiro e Pedro convocados por Tite.

O clube carioca, além disso, ainda teve mais dois atletas convocados: Varela e De Arrascaeta para a Seleção Uruguaia.

O Palmeiras irá receber todo o valor integral pago pelo goleiro nos dias de atuação pelo Brasil, visto que ele está há mais de dois anos no clube.

A mesma coisa vale para o Flamengo com Arrascaeta, Ribeiro e Pedro, mas no caso de Varela, que chegou esse ano, o clube carioca precisará dividir o valor com o Dínamo de Moscou, da Rússia, onde ele atuava.

Se o Brasil for eliminado ainda na fase de grupos, o Palmeiras vai receber 960 mil em diárias pelo seu goleiro, enquanto o Flamengo vai receber esse valor pelos dois atletas brasileiros.

Por outro lado, se o Uruguai chegar à final, o Mengão recebe 960 mil por ceder Arrascaeta, e no caso de Varela, esse valor seria de 480 mil, pois o total vai ser dividido com o Dínamo,

Já em caso da Seleção Canarinho chegar à final, o valor em diárias pagas pelos atletas brasileiros seria de 1,8 milhão por cada um.

As potências europeias recebem valores muito mais altos

Algumas equipes europeias, como cedem jogadores a várias seleções, recebem valores bem altos por dia da FIFA.

O Real Madrid, o Manchester United e a Juventus recebem um valor acima de R$ 150 mil por dia apenas contando com os jogadores brasileiros que foram convocados.

O Real ainda tem outros atletas na Copa como Courtois, Asensio, Camavinga, Rüdiger, Alaba, Hazard, Tchouaméni, Benzemá (que apesar de não jogar, não foi cortado), Valverde e Modric.

Todos esses atletas trouxeram valores bem altos em termos de compensação paga pela FIFA, em especial Modric e os franceses, pois as suas seleções jogaram até o final do torneio.

Outros clubes ainda contam com mais atletas convocados, caso do rival do Real, Barcelona com 17 convocados, e o Manchester City e o Bayern, com 16 jogadores convocados para as seleções nacionais. 

Vale lembrar que algumas seleções ainda sofreram com jogadores cortados e isso afetou no valor recebido pelos clubes, caso de Mané, do Bayern, que se machucou e foi cortado por Senegal.

Conclusão

Como visto aqui, a FIFA faz o pagamento de um valor de 10 mil dólares por dia ao clube por cada jogador que é convocado, um sistema de compensação financeira criado na Copa de 2010. 

Neste conteúdo, você descobriu qual é o valor pago pela FIFA por jogador convocado e ainda quais times vão receber o maior valor, bem como quanto cada time brasileiro com atletas convocados irá ter em seus cofres. 

O que achou do texto sobre quanto os clubes receberam por cada jogador convocado para a Copa do Mundo?

Posts Similares