maiores gols da historia

Quais os 10 maiores gols da história do futebol

Todo mundo que ama futebol acredita que os jogos do seu time têm sempre os melhores gols da história.

Continua após a publicidade..

Entretanto, não há dúvidas de que há muitos gols que realmente marcaram época e que ficaram no imaginário dos amantes de futebol do mundo inteiro.

Pensando nisso, resolvemos trazer os 10 maiores gols da história do futebol e aqui você vai encontrar opções que vão desde eventos dos estaduais até bola nas redes em competições mundialmente famosas, como a Copa do Mundo.

Continua após a publicidade..

Acompanhe este conteúdo até o fim para conhecer os maiores gols da história do futebol. Vamos lá!

1- Diego Maradona, 1986

Não há como negar: essa obra de arte de Maradona na Copa de 1986 está entre os maiores gols da história do futebol mundial.

Naquela partida entre Argentina e Inglaterra, marcada pelo famoso gol da “mão de Deus”, estava em campo muito mais do que a questão futebolística, mas também a Guerra das Maldivas.

Talvez embalado por todas essas questões, com 6 minutos do 2º tempo, Maradona arrancou com a bola do campo de defesa argentino e percorreu, em 10 segundos, um total de 60 metros.

Ao longo do “percurso”, o craque da albiceleste driblou 6 jogadores adversários de forma desconcertante e deixou a bola no mundo do gol.

Sem dúvida, esse foi um dos lances mais icônicos do bicampeonato mundial da Argentina (junto com “la mano de dios”, 4 minutos depois).

2- Pelé, 1958

Se o gol de Maradona contra a Inglaterra é icônico naquela Copa que a Argentina conquistou, o mesmo pode se falar do golaço de Pelé contra a anfitriã Suécia, na final da Copa de 1958.

O jovem Edson, com apenas 17 anos, dominou a bola no peito após um cruzamento do lado esquerdo do campeão, chapelou o marcador adversário e fuzilou a bola na direção do gol.

O Brasil conquistava seu 1º título mundial e uma estrela nascia no futebol!

3- Marco Van Basten, 1988

Um dos mais bonitos gols da história foi marcado na Eurocopa de 1988 pelo atacante van Basten.

O gol, que gerou o apelido de Holandês Voador ao jogador, foi marcado após um cruzamento vindo do lado esquerdo do campo em uma altura elevada.

Muitos não esperavam, mas Marco van Basten “voou” na bola e mesmo sem ângulo conseguiu emendar direto o cruzamento, balançando as redes soviéticas.

4- Dener, 1991

O atacante Dener foi um verdadeiro “meteoro” que surgiu no futebol brasileiro até o triste fim em um acidente de carro no qual faleceu em 1994.

No ano de 1991, o jovem Dener inspirou-se em Maradona, seis anos depois, para enfileirar vários adversários da Inter de Limeira em um Canindé abismado com o lance.

Para concluir, ele deu um “drible da vaca” no goleiro que tentava parar a jogada, fugiu da falta e então tocou para o gol vazio, marcando um dos gols da história mais bonitos do paulistão até hoje.

5- Carlos Alberto, 1970

A Seleção Brasileira de 1970 encantou o mundo com seu jogo coletivo e foi inspiração para a Laranja Mecânica holandesa 4 anos depois.

Na final, o Brasil goleou a Itália por 4×1 e um dos gols foi marcado pelo “capita” Carlos Alberto.

A jogada parecia ter sido incansavelmente ensaiada, quando Pelé espera a passagem do lateral para rolar a bola bem de mansinho na entrada da grande área.

Carlos Alberto Torres vem com muita velocidade e acerta uma belíssima pancada no canto direito do goleiro italiano.

Mas mais do que o gol, a jogada inteira foi linda e encantadora.

Ela começou com Clodolado fazendo um olé na própria defesa brasileira e passando para Rivelino, que lançou o furacão da Copa Jairzinho no lado esquerdo.

O camisa 7 do Brasil encontrou Pelé e o resto já conhecemos como um dos gols da história da Copa do Mundo que marcou a todos os espectadores.

6- Nelinho, 1978

Mais um golaço da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, mas esse na de 1978, que não acabou bem para os brasileiros.

Contra a Itália, em uma disputa de 3º lugar, o Brasil perdia por 1×0 até que Nelinho, que não havia aparecido no jogo, desceu “voando” pela direita e resolveu arriscar mesmo de longe ainda fora da área.

O chute do lateral, uma verdadeira “bomba”, veio cruzada, pegou um lindo efeito e morreu no lado contrário do gol italiano, ficando conhecido como “Torpedo Curvo”.

7- Jairzinho, 1970

Como mencionamos antes, o Brasil de 1970 era um time que dava show coletivamente e aqui está mais um dos maiores gols da história de um time completo.

O Brasil enfrentava a Inglaterra, então campeã do mundo, na fase de grupos em um jogo dificílimo e com Gordon Banks fazendo uma defesa incrível na cabeçada de Pelé, uma das maiores da história.

Então, o coletivo funcionou e a seleção em conjunto fez a jogada que levou ao gol da vitória.

A jogada começou com Tostão driblando um inglês pelo lado esquerdo da área, depois rodando sobre si e então passando por mais dois adversários.

Ele dá um toque com curva para Pelé e o Rei dá apenas um “totó” leve para deixar o furacão Jairzinho já na cara de Banks, para fuzilar as redes inglesas.

8- Ibrahimovic, 2012

O sueco Ibra é um personagem folclórico do futebol e marcou um dos maiores gols da história contra a Inglaterra, em um amistoso no ano de 2012.

Se gols de bicicleta já são incríveis e lindos, quando ele acontece há quase 40 metros de distância do gol, a jogada é ainda mais mágica.

Não à toa, esse gol de Ibra ganhou o Puskas de gol mais bonito da temporada no ano seguinte.

9- Zidane, 2002

Zinedine Zidane foi um grande craque da bola e é um técnico magnífico, e foram muitos os lindos gols feitos pelo meia, inclusive dois contra o Brasil na final de 1998.

Entretanto, o gol que entra em nossa lista foi feito 4 anos depois, mais uma vez em uma final, mas dessa vez da Champions League, contra os alemães do Bayer Leverkusen.

O jogo estava empatado e chegava a um momento decisivo quando o lateral brasileiro Roberto Carlos fez um cruzamento para a direção da área e Zidane pegou de primeira, da forma que foi possível.

A “bomba” do francês saiu de primeira e entrou no ângulo do goleiro alemão, deixando todos encantados e tornando-se um dos maiores gols da história de todo o futebol, repetido incansavelmente todos os anos.

10- Messi, 2007

Mais um gênio que fez belíssimos gols na carreira, mas em 2007 o argentino marcou um similar ao que Diego Maradona fez 21 anos antes contra os ingleses.

Lionel tinha somente 19 anos quando na semifinal da Copa Del Rey de 2007 ele arrancou do meio campo e passou por cinco adversário, finalizando para o gol aberto.

A partir daí, o mundo passou a ficar de olho no jovem craque e o gol foi tão impressionante que ganhou o título, em votação com os torcedores, de mais bonito da história do Barcelona.

Conclusão

Como visto aqui, os gols são os momentos mais importantes do futebol e na hora de selecionar aqueles mais bonitos e históricos, não é fácil escolher e sempre gera muita discussão. 

Neste texto, fizemos um trabalho árduo de pesquisa para escolher o top-10 maiores gols do futebol na história e trouxemos aqui para você. 

E aí, concorda com nossa lista dos 10 maiores gols da história do futebol?

Posts Similares