Por que o Messi foi eleito o melhor jogador da copa?
| | |

Por que o Messi foi eleito o melhor jogador da copa?

A Copa do Mundo de 2022 realizada no Catar acabou dia 18 de dezembro, domingo, e Messi foi eleito o melhor jogador do torneio.

Continua após a publicidade..

Mas por que o camisa 10 da Seleção da Argentina ganhou este prêmio e superou adversários como Kylian Mbappé e Antoine Griezmann, da França, e o croata Luka Modric?

Para saber a resposta leia este conteúdo até o fim e você vai entender porque “La Pulga” foi premiado nesta emocionante copa!

Continua após a publicidade..

Lionel Messi: Por que o camisa 10 da Argentina levou o prêmio?

Depois da vitória da Argentina sobre a França nos pênaltis, na final da Copa do Mundo do Catar, ocorreu a premiação individual para os jogadores.

Emiliano “Dibu” Martínez recebeu o troféu de melhor goleiro, enquanto Enzo Fernández ganhou o prêmio de jogador jovem ou revelação da copa, ambos atletas da seleção Argentina.

Na premiação do melhor da Copa, o camisa 10 Lionel Messi foi eleito, assim como havia sido na Copa de 2014, realizada no Brasil.

Entretanto, ao contrário daquela vez, o craque argentino recebeu o prêmio com um grande sorriso no rosto e muita comemoração depois do título.

Mas o que fez Messi ganhar esse prêmio?

Muitas pessoas acreditavam que Mbappé, companheiro do argentino no PSG, poderia receber o prêmio, afinal, ele fez três gols na final.

Apesar do ótimo desempenho do 10 da França no último jogo, se a comparação entre os craques for feita no torneio inteiro, como acontece, Messi fica na frente.

O astro da Albiceleste marcou sete gols na copa, um em cada fase do torneio, e o primeiro a fazer gols nos quatro jogos de mata-mata.

Nesta copa, com os sete gols marcados, mais do que ele havia feito em três copas, o argentino passou Pelé no número total de gols, chegando aos 13.

Lionel ainda foi responsável por marcar dois gols na final, o primeiro de pênalti e o terceiro da Argentina, já na prorrogação.

Além disso, o 10 da Argentina ainda participou de outros três gols da sua equipe por meio de assistências.

 Ao contrário do que aconteceu na Copa de 2014, quando perdeu o título na final contra a Alemanha e não marcou gols em jogos de mata-mata, nesta edição do torneio Lionel Messi foi impressionante.

O craque quebrou vários recordes, como maior número de jogos em copa e o único a ser coroado duas vezes com prêmio do melhor jogador de uma copa do mundo.

Se após a final de 2014, perdida no Maracanã, muitos acreditavam que Messi estava acabado para a seleção Argentina, o craque mostrou que estavam errados.

Ele foi o líder dessa equipe e o principal responsável por trazer a terceira estrela para o país de Maradona e Evita Perón.

O jogador do PSG teve estatísticas realmente impressionantes no torneio, de acordo com o Footstats, que foram:

  • 19 finalizações corretas no gol
  • 17 dribles corretos/finalizados
  • 287 passes
  • 20 faltas sofridas

Ao longo da copa, ele recebeu o prêmio de melhor jogador da partida por quatro vezes, dos sete jogos em que atuou.

Tudo isso ajuda a mostrar o porquê de Lionel Andrés Messi Cuccittini ter sido eleito o melhor da Copa de 2022.

E Kylian Mbappé?

O jovem craque francês Mbappé fez história nesta Copa do Mundo do Catar ao marcar um hat-trick na final, ou seja, fez três gols na partida decisiva do torneio.

Para se ter uma ideia do feito, o camisa 10 da Seleção Francesa é apenas o 2º jogador no mundo a ter alcançado essa proeza.

O primeiro a fazer um hat-trick em uma final de copa foi Geoff Hurst, da Inglaterra, no título da seleção inglesa em 1966.

Portanto, levou 56 anos até que um jogador conseguisse balançar a rede três vezes no jogo mais importante de uma copa, o que mostra como o craque francês já entrou para a história.

O camisa 10 marcou quatro gols em duas finais de copa (três nesta edição e uma em 2018), o que faz com que ele entre na lista de jogadores que marcaram em mais de uma final e esteja liderando com maior número de tentos.

Além desses 3 gols na final, Mbappé marcou mais 5 gols e terminou o torneio como artilheiro da Copa do Mundo de 2022, fora o fato de que alcançou ninguém menos do que Pelé no número de gols em copa (são 12 até agora).

Não há dúvida de que com pelo menos mais duas copas pela frente, Mbappé tem tudo para passar Miroslav Klose e tornar-se o maior artilheiro da história das copas e ainda levar mais um título com a boa geração francesa.

Mas por que, mesmo com tudo isso, ele não levou o título de melhor jogador deste torneio no Catar?

Bom, por tudo o que foi mostrado anteriormente sobre Messi nesta Copa do Mundo do Catar em 2022, não há como contestar a premiação do craque argentino.

Ainda que a atuação de Mbappé tenha sido extraordinária, em especial na final, ao longo da Copa do Mundo o 10 da Argentina foi muito mais importante para a sua seleção.

Sem Messi, dificilmente os “Hermanos” teriam levado o título para casa, então por todos esses motivos, fica claro porque a eleição de Messi como o melhor da copa foi muito mais do que justo!

Conclusão

Como visto, após a consagração do título da Argentina nos pênaltis contra a França, Lio Messi foi eleito como melhor jogador da Copa 2022, e se há dúvidas sobre o porquê, nós respondemos tudo aqui. 

Neste conteúdo, deixamos bem claro como os números de Messi na copa foram impressionantes, bem superiores aos de 2014, quando ele foi eleito também, apesar de ter sido vice-campeão.

Mesmo com tudo o que Mbappé, substituto natural do argentino como futuro melhor do mundo, fez, não há dúvidas de que essa era a copa de “La Pulga”.

O que achou do nosso texto de hoje sobre por que o Messi foi eleito melhor jogador da Copa?

Posts Similares