A discussão sobre os maiores artilheiros do futebol na história é sempre recheada de argumentos e polêmicas.
São muitos os critérios que as pessoas utilizam para contabilizar os gols dos seus ídolos, mas que não valem nas estatísticas oficiais, o que faz com que a lista dos maiores artilheiros do futebol mude conforme quem a cria.
Para muitos, Pelé tem mais de mil gols, assim como o baixinho Romário e até mesmo Túlio Maravilha, personagem folclórico do futebol brasileiro.
Mas será que nas estatísticas oficiais esses números são contabilizados?
Na nossa lista dos maiores artilheiros do futebol, trouxemos apenas aqueles gols que foram feitos em jogos oficiais, ou seja, não são contabilizados os tentos em torneios de base (como sub-20), amistosos, Olimpíadas, jogos-treinos, etc.
A partir desses dados, você vai poder saber quem é o maior artilheiro atual do futebol e quais os números reais dos maiores nomes do esporte.
Não deixe de acompanhar este texto até o fim para saber tudo a respeito deste tema polêmico e interessantíssimo.
Cristiano Ronaldo (Portugal) – 819 gols
O “Robozão” Cristiano Ronaldo ou apenas CR7 é o maior artilheiro do futebol, se consideramos somente os gols feitos em partidas oficiais.
Ao todo, a maior estrela da seleção portuguesa de todos os tempos já marcou 819 gols em sua brilhante e vitoriosa carreira.
Cristiano Ronaldo é dono de muitos feitos em termos de artilharia, como:
- É o maior artilheiro da história da glamorosa Champions League com 138 gols
- É o maior artilheiro da seleção portuguesa com 115 gols
- É o maior artilheiro da história do Real Madrid com 450 gols
Após a Copa do Mundo do Catar, a última dele pela seleção do seu país, CR7 irá aventurar-se agora na Arábia Saudita jogando pelo Al-Nassr. Vamos ver quantos gols ele marca por lá e chegará aos 1.000 gols oficiais!
Josef Bican (Áustria-República Tcheca) – 805 gols
Josef Bican é considerado como o 2º maior artilheiro do mundo com 950 gols, mas em jogos oficiais, ele marcou “apenas” 805 vezes, o que ainda o coloca em 2º lugar geral na nossa lista.
Entretanto, o número de gols marcados por ele, de acordo com dados não oficiais da época, é mais do que o dobro disso, variando de 1400 a 1800.
Por mais que não tenha marcado tantos gols quanto indica a lista não oficial, é fato que ele gravou seu nome na história do futebol.
Fazendo parte da grande seleção austríaca dos anos 1930 e depois da Checoslováquia, além de jogar por times dos dois países, Bican tornou-se uma verdadeira lenda.
Ele é até hoje um dos maiores artilheiros do Slavia Praga, onde marcou quase metade dos gols oficiais da carreira, 395 vezes no total.
Lionel Messi (Argentina) – 793 gols
Messi consagrou de vez a sua carreira com o título da Copa do Mundo do Catar, marcando dois gols na final.
Entretanto, ainda que não tivesse conquistado a taça, “La Pulga” teria seu nome como um dos maiores da história do esporte.
Em termos de gols, ele é o 3º maior artilheiro do futebol com 793 gols, sendo que 672 deles foram marcados no Barcelona, 98 pela Seleção Argentina e 23 deles com o PSG, clube com o qual tem contrato atualmente.
Com 35 anos, Messi tira das costas o peso do título mundial e agora vai tentar ajudar o PSG a conquistar a tão sonhada Champions League.
Romário (Brasil) – 772 gols
A maioria dos brasileiros imaginaria que o primeiro jogador do país a figurar na lista seria Pelé.
Afinal, há toda uma questão do imaginário popular sobre o Rei do futebol alcançando os mil gols.
Só que em termos de jogos e gols oficiais, o maior artilheiro do futebol brasileiro, e o quarto da lista do mundo, é o baixinho Romário.
O herói do nosso tetracampeonato marcou 55 gols atuando em 70 partidas pela Seleção Canarinho.
Ainda que ele se orgulhe em dizer que passou dos 1.000 gols, é fato que nos jogos oficiais o eterno 11 marcou “somente” 772 vezes.
Atuando pelo Vasco, clube no qual fez história, foram 265 gols, enquanto que no rival Flamengo ele balançou 186 vezes a rede.
Pelé (Brasil) – 767 gols
Ué? Mas Pelé não tem mais de 1.000 gols? Aí que entra a polêmica.
O Rei do Futebol deixou o futebol de luto ao partir no final de 2022, recebendo homenagens ao redor do mundo nos mais variados campeonatos.
Apesar de ter comemorado muito o milésimo gol, um episódio que marcou a história do futebol, o nosso Rei marcou em jogos oficiais 767 gols, 5 a menos do que Romário.
Desses gols, 643 foram marcados com a camisa do Santos, 77 deles atuando pelo Brasil e 37 jogando pelo time americano do Cosmos, no final da sua carreira.
Uma grande parte dessa polêmica sobre os gols de Pelé está no fato de que ele marcou muitas vezes no Campeonato Brasileiro de Seleções, uma competição oficial que a CBD (que depois seria CBF) organizava no Brasil.
A contagem oficial dos gols do Rei, considerando jogos amistosos e outros, seria de 1.281 gols, realmente um número impressionante.
Ferenc Puskás (Hungria) – 746 gols
Puskás é considerado um dos maiores nomes da história do futebol e nasceu em um país com pouca tradição no esporte, a Hungria.
Jogando pela sua seleção, ele quase a levou ao título mundial de 1954, perdendo para a Alemanha Ocidental.
Ao longo da sua vitoriosa carreira ele venceu três vezes a Champions League atuando pelo Real Madrid e marcou 746 gols, contando o time merengue, a seleção húngara e o Honved, do seu país.
Hoje, o prêmio de gol mais bonito da temporada recebe o nome do craque húngaro que foi uma lenda entre os anos de 1943 e 1967.
Gerd Müller (Alemanha)- 735 gols
Para finalizar a nossa lista de maiores artilheiros do futebol, não poderíamos deixar de colocar o alemão Gerd Müller.
O atacante da Alemanha foi por muito tempo o maior artilheiro das copas, marcando 14 gols, até que o brasileiro Ronaldo o superou na Copa de 2006 e, posteriormente, Miroslav Klose, também alemão.
O jogador foi um letal centroavante que marcou 735 gols tendo sido ídolo do Bayern de Munique, time pelo qual fez 570 gols e ainda conquistou muitas taças, entre elas 3 Champions League.
Conclusão
Como visto aqui, a discussão sobre quem são os maiores artilheiros do futebol é mundial e dificilmente chegará a um consenso, mas não dá para negar que os números oficiais ajudam a organizar de forma justa essa lista.
Neste conteúdo, trouxemos aqueles sete jogadores que mais marcaram gols em partidas oficiais, contando com grandes nomes como Messi, Cristiano Ronaldo, Puskás, Pelé e Gerd Müller.
O que achou do artigo sobre quem são os maiores artilheiros do futebol?