As transferências no futebol atual giram em torno de milhões de dólares e são sempre recheadas de muita expectativa por parte dos torcedores.
Quando elas se concretizam e os atletas chegam até os clubes, os apaixonados fazem uma festa e os recebem muito bem, ainda mais quando são grandes estrelas, pelo menos até que os problemas apareçam.
Mas e quando as transferências no futebol não acontecem, mesmo com toda a atenção da mídia e rumores de pessoas dos próprios clubes?
Aqui neste texto, iremos falar sobre aquelas transferências que não aconteceram no futebol, sejam em território brasileiro, sejam no exterior.
Quer saber quais foram elas? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim!
Riquelme – Sport em 2014
Ao longo dos anos, Riquelme foi um nome comentado em rumores de negociação em diversos clubes brasileiros.
Entretanto, uma suposta negociação de 2014 chamou a atenção porque dizia que um dos maiores meias do mundo e uma das estrelas do futebol argentino poderia sair do Boca Junior direto para o Sport de Recife.
A equipe pernambucana deixou claro que tinha interesse na contratação do camisa 10 e até fez a sua oferta, aceitando pagar um valor mensal de R$ 700 mil, fora os bônus de produtividade.
O vice presidente do clube de Recife estava tão entusiasmado que declarou na imprensa que o acerto estava muito próximo.
Entretanto, a viagem do gerente de futebol do Sport Nei Pandolfo até Buenos Aires foi em vão, pois Riquelme acabou assinando com o clube Argentino Juniors, gerando memes e “zueiras” dos rivais do Leão da Ilha.
Ronaldo Fenômeno – Flamengo em 2009
Ao longo dos anos, o craque do futebol mundial Ronaldo Fenômeno se declarou várias vezes como um torcedor do Clube de Regatas do Flamengo.
Inclusive, quando precisou se recuperar de mais uma lesão em seu joelho, o atleta fez todo o tratamento na própria Gávea, declarando mais uma vez o amor eterno que tinha pelo Rubro Negro carioca.
Com isso, torcida e diretoria ficaram empolgadas e muito se especulou sobre àquela que seria uma das maiores contratações no futebol brasileiro desde que o mesmo Flamengo contratou o baixinho Romário após a conquista do Tetra.
Apesar de toda a empolgação, aparentemente os cartolas do Flamengo confiaram tanto no desejo de Ronaldo atuar no Mengão que esqueceram de fazer uma proposta formal ao craque.
Resultado? O Corinthians agiu rápido e deu um “balão” no clube carioca, fechando contrato em apenas alguns dias com o artilheiro brasileiro.
Seedorf – Corinthians em 2011
Se o Corinthians já teve uma contratação de gala ao trazer Ronaldo e atravessar o Flamengo, a torcida também se decepcionou quando o então presidente Andrés Sanchez recebeu o contato do empresário de Seedorf.
O contrato do veterano jogador holandês estava acabando com o Milan e a informação de que ele havia sido oferecido ao Corinthians vazou.
Foi o suficiente para a imprensa paulista “enlouquecer”, o que aumentou com uma entrevista do então presidente do Corinthians afirmando que tinha um acordo verbal com o holandês para 2012.
O próprio Ronaldo, que havia jogado com Seedorf na Europa, tentou dar uma “ajudinha” nas negociações para mais uma importante transferência no futebol brasileiro pelo Corinthians.
Apesar de todo o esforço, o meia holandês acabou indo jogar no futebol brasileiro, mas no Rio de Janeiro, atuando pelo Botafogo.
Ronaldinho Gaúcho – Grêmio em 2011
Mais uma história de “amor” entre um jogador com status internacional voltando ao Brasil para jogar no seu clube do coração acabou mal.
Ronaldinho Gaúcho estava voltando ao futebol brasileiro após mais de uma década e em meio aos diversos rumores, declarou que gostaria de retornar ao Grêmio, clube responsável por o revelar ao futebol mundial.
Os gremistas ficaram extremamente empolgados, mas havia ao mesmo tempo um interesse do Flamengo, e o time carioca negociava com o irmão e empresário de Ronaldinho, Assis.
Apesar disso, a diretoria e os torcedores do Grêmio tinham absoluta certeza de que iriam vencer o duelo e levariam o craque de volta ao Rio Grande do Sul.
Houve um acerto salarial e a diretoria tricolor começou a preparar toda a apresentação do seu novo jogador.
Imagens dos funcionários do Grêmio levando caixas de som para o gramado do então Estádio Olímpico, o antigo, vazaram na imprensa.
Mesmo com tudo isso e a quase certeza da assinatura do contrato, apenas algumas horas mais tarde o Flamengo divulgou uma das maiores transferências no futebol brasileiro: Ronaldinho iria jogar na Gávea.
O tema tornou-se uma das muitas polêmicas na vida da antiga estrela brasileira e é um assunto sensível até hoje para os gremistas.
Anelka – Atlético-MG em 2014
É impossível falarmos sobre transferências no futebol que não aconteceram sem citar Anelka e o Atlético Mineiro.
A emblemática frase escrita no Twitter pelo presidente do Atlético na época, Alexandre Kalil (que hoje é prefeito de BH), ficou marcada na história do futebol.
“Anelka é do Galo” virou uma lenda no futebol canarinho e motivo de piada dos cruzeirenses com os rivais atleticanos.
Isso porque a contratação, no final, não foi firmada e teve culpa direta de Kalil: quando o presidente do Galo anunciou a contratação, o que havia era apenas uma negociação entre clube e jogador.
Anelka ficou enfurecido e fez um vídeo no qual anunciava que não iria mais assinar com o Atlético, pois o clube havia pulado etapas.
O resto é história e faz parte das lendas do futebol de Minas e do Brasil.
Conclusão
Como visto aqui, as transferências no futebol sempre rendem muito assunto quando estão em processo de negociação e após ocorrerem, mas há várias delas que nunca se concretizam.
Neste artigo, falamos sobre as maiores transferências que nunca ocorreram no futebol brasileiro, como as de Ronaldo no Flamengo, Ronaldinho no Grêmio e Anelka no Galo, que apenas serviram para enriquecer o folclore do esporte.
O que achou do conteúdo falando sobre as transferências que não aconteceram no futebol?