Chris Bumstead, mais conhecido como “Cbum”, surpreendeu a todos ao depois de “aposentado” confirmar que estará competindo no Praga Pro, mas não como estamos acostumados.
Bumstead é o maior nome da categoria Classic Physique, o maior atleta da última década, e agora, ao se aventurar na categoria Open, promete elevar ainda mais o nível da competição. Sua participação incentiva o público a desejar ver nomes como Horse, Clarida, Rafael Brandão e Ramon Dino competindo também.
Em seu anúncio, o canadense deixou claro que vai competir por diversão, não tem o intuito de vencer, mas realmente se testar e viver a experiência de ser um atleta Open, o que era seu plano inicial. Competiu como amador por muito tempo visando a Open, mas com a criação da Classic em 2016, abriu esse horizonte que ele não só explorou, mas dominou.
Horse quer sua chance de vencê-lo
Marcello Horse, também conhecido como “Horse MD” no fisiculturismo, é um atleta Open brasileiro que vem chamando a atenção e motivado pelo desejo de enfrentar o Cbum, confirmou presença no Praga Pro.
O brasileiro há alguns anos atrás tentou se enquadrar na categoria Classic Physique, perdeu muito peso, mas mesmo assim não conseguiu bater o peso.
Na época, foi muitas vezes comparado ao Chris, que em várias oportunidades foi apontado como uma ameaça ao campeão caso ele conseguisse chegar no limite de peso. Infelizmente, isso nunca aconteceu, mas agora o Horse terá a sua chance de enfrentar o 6x campeão Classic.
Mais um campeão entra na briga
Outro nome de peso que entrou nesse “game” é o americano Shaun Clarida, apelidado de “The Giant Killer”.
É uma lenda na categoria 212, foi 2x campeão do Mr. Olympia na mesma e, com um físico extremamente denso e detalhado, Clarida constantemente desafia e vence atletas maiores.
Sua participação em eventos como o Praga Pro sempre traz um nível a mais de competição e interesse, pois ele é um atleta que já fez história por ser competitivo mesmo na Open.
Como isso influencia na competição?
Com a confirmação desses dois atletas no Praga Pro, o evento promete ser um dos destaques do ano no fisiculturismo, atraindo atenção tanto dos fãs quanto dos críticos da modalidade, além de mais nomes de peso que podem também querer estar presentes e elevando ainda mais o show.
Para os amantes do fisiculturismo, a edição deste ano do Praga Pro é um evento a ser acompanhado de perto, não só pelo espetáculo, mas pelos nomes que estão presentes.
O público pede por Ramon Dino e Brandão.
Assim que Cbum confirmou que estaria competindo nesse evento, houve uma grande comoção popular. Tanto no Brasil quanto no exterior, os fãs começaram a pedir pela presença dos brasileiros Ramon Dino e Rafael Brandão.
Ramon Dino e Cbum já travaram grandes batalhas na Classic Physique, mas, infelizmente, o “Dinossauro” não teve a oportunidade de fazer um último confronto com o campeão devido ao seu deslize no Mr. Olympia.
Esse evento poderia ser uma excelente chance para eternizar essa rivalidade. Outro motivo é que, sem o limite de peso, especialistas acreditam que o brasileiro poderia se aproximar do desempenho de Cbum, já que o peso é um grande limitante para ele.
Assim, seria a prova definitiva do que aconteceria se ambos competissem em condições de igualdade, sem o peso como desculpa. Ramon ainda não deu uma resposta definitiva sobre seu interesse em competir no Praga Pro, mas um atleta fez uma publicação sugerindo sua participação, à qual ele respondeu. Embora não seja uma confirmação, mostra que ele viu e considerou a ideia.
Quanto a Rafael, seu nome foi mencionado porque ele já foi comparado a Chris em outros momentos no passado. Mesmo competindo na Open, ele sempre foi um atleta muito estético, e por muito tempo sugeriram que ele migrasse para a Classic Physique.
Porém, ao contrário do Horse, Rafael nunca aderiu à ideia e continuou focado na Open. Agora, a situação seria ele competindo no “território” de Chris. Até o momento, Brandão não esboçou nenhuma reação, e, embora esteja competindo algumas semanas antes da data do Praga Pro, não deve mudar seu calendário para participar desse evento.
O Brandão deveria competir ao lado de Cbum?
Apesar da pressão popular, competir contra Cbum seria pouco vantajoso para Rafael. Uma vitória contra o canadense seria vista como sua obrigação, afinal, ele enfrentaria um atleta da Classic Physique, enquanto uma derrota alimentaria críticas, com muitos considerando uma vergonha perder para um Classic. Seria um risco alto para uma recompensa pequena.
O mais provável é que Rafael se concentre em garantir sua vaga para o Mr. Olympia no Romania Muscle Fest e depois inicie uma off-season para evoluir e voltar ainda melhor em 2025.
Quem é o favorito a vencer?
Mesmo com grandes nomes a caminho dessa competição, não se enganem, porque já existe um grande favorito e ele se chama Martin Fitzwater, que, apesar de não ter tantos seguidores ou tanto hype como os nomes citados acima, chocou o mundo ao fazer sua estreia no Mr. Olympia 2024 na categoria Open em quarto lugar.
A título de comparação, o Brandão ficou em oitavo lugar, o que mostra o quão impressionante foi o feito do Martin, que possui apenas 26 anos, sendo que o auge de um atleta Open está por volta dos 35 anos, ou seja, esse cara ainda tem tranquilamente mais 10 anos para chegar ao seu ápice. Será uma grande competição, mas, apesar das estrelas, esse será o favorito a vencer, que curiosamente é amigo do Cbum e irão fazer essa preparação muito próximos.
Para acompanhar tudo sobre o mundo do fisiculturismo, acompanhe o nosso site e a nossa página no Instagram, clique aqui.
Laisser un commentaire